Fundada em 1973, iniciou a sua atividade nas áreas da promoção imobiliária, comércio de materiais de construção e na importação de madeiras de Angola, Brasil e toros da costa ocidental de África, levando ao crescimento da área de negócios das madeiras.
Desde cedo posicionada como fornecedor privilegiado das indústrias de carpintaria, marcenaria e mobiliário, a Jular iniciou em 1986 a construção de novas instalações na Azambuja, onde viria a implantar uma Unidade Industrial que incluía serração, secagem e transformação de madeiras exóticas.
Em 2005, o know-how adquirido e a partilha de conhecimento sobre aquilo que de melhor se faz internacionalmente em construção de madeira, somando a uma crescente vontade de inovar e criar novos produtos, abriram caminho para a criação de uma divisão de construção estrutural em madeira.
Em 2008 seguiu-se a apresentação do sistema de construção modular Treehouse.
Nos últimos 14 anos, a Jular elaborou sucessivas modernizações e adaptações por forma a acompanhar a crescente e desafiante procura no sector de atividade de Pré-Fabricação.
Em Setembro de 2010, ocorreu um violento incêndio no armazém principal de mercadorias na Azambuja.
Desde a criação da Divisão de Estruturas, foram angariadas diversas obras em Portugal e no estrangeiro, levando a que esta área de negócio assuma um peso crescente na carteira de negócios da Empresa.
A preocupação cada vez mais com a sustentabilidade, quer a nível internacional como nacional tem-se revelado uma excelente oportunidade para a Empresa no desenvolver a sua atividade, quer na comercialização de materiais de construção de base madeira quer como na construção estrutural com esta matéria-prima.